Número recorde de pilotos inscritos para a Rampa Porca de Murça
Prova de arranque do Campeonato de Portugal de Montanha com os principais candidatos ao título
“Está garantida, à partida, espetacularidade e emoções fortes”, assegura Nuno Loureiro,
presidente do CAMI Motorsport
É já este fim de semana que arranca o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com a icónica Rampa Porca de Murça, prova organizada pelo CAMI Motorsport. Este ano com um número recorde de equipas inscritas – mais de 60. Os principais candidatos à vitória no campeonato marcam presença nas célebres “curvas de Murça”.
Para Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport, este é “um bom pronúncio”. “Está garantida, à partida, espetacularidade e emoções fortes”, assume, acrescentando: “O profissionalismo que colocamos em cada prova tem trazido, ao longo de mais de 15 ano de existência deste Clube, bons resultados”.
Em termos desportivos, a prova, que, este ano, integra a programação oficial de “Douro Cidade Europeia do Vinho 2023”, conta com mais de 60 equipas inscritas, destacando-se, desde logo, a presença nos protótipos do campeão e vice-campeão, respetivamente, Hélder Silva e José Correia. Este ano terão a concorrência, dos já habituais, António Rodrigues, Nuno Pinto, Nuno Guimarães e Victor Bessa, aos quais se junta Nuno Caetano, piloto que se estreia na montanha.
Nos GT’s presença confirmada do campeão de 2022, Vítor Pascoal, enfrentando a concorrência de José Carlos Magalhães, do Porsche da MNE Sport, Daniel Vilaça, no Nissan 370 Z, e de Gabriela Correia, no Mercedes GT4.
Na renovada classe de Turismos, o favoritismo recai em Joaquim Teixeira. O piloto de Murça apresentar-se-á novamente aos comandos do bem preparado Cupra TCR, mas terá de contar com a luta que lhe será movida pelo seu filho, Daniel Teixeira, e por Luís Delgado. Outros nomes já conhecidos, como Parcidio Summavielle, com o seu Clio RS (R3), Eva Laranjeira, a estrear um Kia Picanto, e Rute Brás, que renova a aposta no Peugeot 206, compõem a lista de inscritos nesta classe.
A nova categoria Super Challenge apresenta como nome sonante o campeão de Turismos de 2022, Luís Nunes, ao volante do já habitual Skoda Fabia R5. Bruno Carvalho, o murcense Leonel Brás, Abílio Aparício, José Salgado, José Carlos Pouca Sorte, João Macedo e José Lameiro, entre muitos outros, prometem fazer a vida difícil ao campeoníssimo piloto de Valpaços.
Nos clássicos é de saudar o regresso de Flávio Sainhas e do seu Escort MKI, que tentará tornar difícil a vida do campeão Fernando Salgueiro. Juntam-se Luís Moutinho, José Pedro Gomes, Paulo Teixeira, José Dinis, Gilberto Pinto e Rui Gama numa batalha travada entre os Ford Escort e os Minis.
Carlos Oliveira, no Ford Sierra Cosworth é o grande favorito a vencer os Legends, não podendo, no entanto, descurar a concorrência que tão bem se preparou para esta nova temporada e onde despontam os nomes de Miguel Gonçalves, Hugo Lisboa e Celso Fonseca.
Finalmente nos 1300, teremos na disputa nomes como Armando Freitas, Tiago Santos e Simplício Taveira, não sendo de descurar o regressado jovem piloto João Diogo Santos e o seu Fiat Punto. As honras de abertura da época, já que serão os primeiros na estrada, serão divididas entre Carlos Delgado e o seu Ford Escort MKI e o já habitual simpático piloto de Armamar, Domingos Fernandes, e o seu bem tratado Autobianchi A112.
Em termos de programação, o dia inaugural de sábado contará com duas subidas oficiais de treinos e a primeira subida de prova, com o programa a começar pelas 13.30 horas. No domingo, jornada final, um treino livre marcará o arranque das hostilidades competitivas, pelas 9.30 horas, seguindo-se uma subida oficial de treinos antes das duas derradeiras e sempre decisivas subidas oficiais.