Aí está o RALI DA ÁGUA – CIM Alto Tâmega

Um fim-de-semana de grandes emoções
Autarcas de Chaves e Boticas destacam importância do rali para a região
 
 
O Rali da Água – CIM Alto Tâmega vai para a estrada este fim-de-semana, dias 2 e 3 de setembro, percorrendo a região do Alto Tâmega. Uma prova, organizada pelo CAMI – Motorsport, aguardada com grande expectativa por pilotos e adeptos da modalidade, podendo vir a consagrar o novo campeão nacional de ralis.
Em termos desportivos, o Rali da Água CIM Alto Tâmega conta com a presença dos dois últimos vencedores – José Pedro Fontes/Inês Ponte e Bruno Magalhães/Carlos Magalhães –, que, conjuntamente com os campeões nacionais Ricardo Teodósio/José Teixeira e pilotos com a valia das duplas Pedro Meireles/Pedro Alves e Paulo Meireles/Marcos Gonçalves e do regressado Bernardo Sousa, acompanhado por Vítor Calado, prometem dar espetáculo nas estradas da região do Alto Tâmega.
Para o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, "o Rali da Água tem-se afirmado, paulatinamente, como um dos grandes cartazes de promoção do Alto Tâmega e Barroso, atraindo e fidelizando aficionados dos mais variados pontos do território nacional”.
O autarca flaviense deixa um convite: “Quem nos visita acaba por descobrir o que de melhor se oferece em Portugal, num fim-de-semana em que a velocidade na estrada será acompanhada pela beleza ímpar dos troços escolhidos e de ofertas turísticas singulares, aliadas a uma gastronomia de excelência. Venham participar na prova de 2022, visitem o Alto Tâmega e Barroso".
Já o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, garante que "o Rali da Água – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega é já uma das maiores referências do desporto motorizado na nossa região, contribuindo para catapultar o turismo e a economia deste território do interior do país. Faço votos para que a edição de 2022 seja uma prova memorável e motivo de ainda mais visitas ao concelho de Boticas e ao Alto Tâmega, aproveitando o que de melhor há e se faz nesta região".
Uma prova com muitos motivos de interesse
Inserido no calendário do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali da Água tem vários motivos de interesse. Com a pressão do título do seu lado, Miguel Correia/Jorge Carvalho terão que imprimir um ritmo forte, de maneira a impedir que os atuais líderes do nacional, Armindo Araújo/Luís Ramalho, possam, desde já festejar, o título nacional, bastando à dupla da The Racing Factory conquistar um pódio para, matematicamente, garantir o cetro. Podem até ser quartos classificados, se vencerem a Power Stage, sendo indiferentes os resultados que façam os seus adversários.
Nas duas rodas motrizes espera-se luta renhida entre os primeiros classificados do Nacional 2RM, ambos em Peugeot 208 Rally4. Se os líderes, Ernesto Cunha/Rui Raimundo poderão dar um passo decisivo na luta pelo título, a dupla segunda classificada, Ricardo Sousa/Luís Marques, necessita de uma vitória para levar a decisão para a última prova do campeonato.
Os concorrentes do Campeonato Promo vão iniciar o seu rali com a disputa da Super Especial, na sexta-feira à noite, na cidade de Chaves, onde são esperadas milhares de pessoas, entre os quais diversas figuras flavienses, a começar pelo Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz. Poderão acompanhar os pilotos ao longo dos cerca de 2,5 km, numa Super Especial compacta e desenhada por forma a permitir uma maior visibilidade. No final terá lugar um show Motorsport, com chancela CAMI – Motorsport, para entretenimento dos espectadores presentes.
Para o final do Rali, que se espera possa ser apoteótico, está reservada a PowerStage Boticas/Vidago. Nessa altura serão consagrados os vencedores da prova, e com forte possibilidade de serem coroados os novos campeões nacionais. Vão ser recebidos por diversas figuras, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, sendo ainda esperada a presença do presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.
A cerimónia de pódio e de consagração terá lugar, como habitualmente, na Biblioteca Municipal de Chaves.
A tudo isto soma-se a possibilidade de ver, ou rever, a dupla tricampeã de Ralis Norte, Luís Delgado/André Carvalho, que cumprirão a função de carro 0, aos comandos do Skoda Fábia R5 da VLB. O carro 00 será o Corsa e-rally da Sports and You, uma estreia nas estradas nacionais, pilotado pelo jovem Lucas Simões.
Considerado um dos melhores a nível nacional, contando com o apoio dos municípios de Boticas, Chaves e da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, o Rali da Água – CIM Alto Tâmegapromove a região. A sua localização geográfica – proximidade com Espanha – e a marca Água são mais-valias que o próprio rali potencia, com impacto na comunicação social regional, nacional e do país vizinho.
  • Visualizações: 92

Clube organizador das provas Rali do Alto Tâmega, Rampa Porca de Murça, Rampa Serra da Estrela e Rampa Serras do Porto.

Contactos

CAMI - Clube Aventura do Minho
Rua Gonçalo Zarco, 1129 - Loja 2
4450-685 Leça da Palmeira
  • Tlm + 351 914 314 507‬
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.