Hélder Silva domina e vence em Murça!

O campeão nacional iniciou da melhor forma a defesa do título absoluto, ao exercer total supremacia no arranque da temporada 2022 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. Estreando a “barchetta” Osella PA2000 EVO2-PA.30, rodou nas subidas de prova um “degrau” acima da concorrência e assinou mais uma justa vitória.   

A edição 2022 da Rampa Porca de Murça revelou um CPM JC Group que tem tudo para ser um dos melhores de sempre. Uma lista de participantes com quantidade e qualidade, refletindo-se isso mesmo na Categoria Protótipos, criando assim a justa expectativa de que este campeonato tem tudo para ser um dos melhores e mais disputados de sempre.

Mas, mesmo perante uma concorrência em maior número e muito bem apetrechada quanto às “montadas”, Hélder Silva viveu um fim-de-semana perfeito. O piloto poveiro da Power House entrou logo forte, vencendo a primeira subida oficial de treinos, mesmo encarando essa fase inicial como “mais um momento de teste e adaptação à Osella. É um protótipo muito diferente do meu anterior BRC e vai exigir muito trabalho de adaptação para extrair todo o seu potencial”.

Na subida seguinte de treinos foi segundo da tabela absoluta de treinos, mas, na primeira subida oficial de prova restabeleceu a hierarquia, rodando em 2:04.224 e indo para o descanso da primeira jornada no comando, com 3,5 segundos de vantagem sobre o mais direto rival.

No domingo, a superioridade manteve-se. Prescindindo da sessão inaugural de “warm up”, Hélder Silva voltou a ser mais rápido na única sessão oficial de treinos do dia e, nas duas subidas oficiais de prova finais deu um recital de condução, registando tempos cada vez mais rápidos e coroando a sua vitória com um “tempaço” na derradeira subida da prova, colocando no cronómetro 2:03,601, a uma excelente média de 122,32 km/h.

Estava consumada a primeira vitória da época num fim-de-semana que, logicamente, Hélder Silva considera que foi “fantástico. A minha equipa Power House conseguiu tornar a Osella um protótipo incrível. Senti sempre muita segurança e pude atacar sem qualquer hesitação. A vitória é justa e deixa-nos muito motivados para defender o título!”.

Questionado quanto à adaptação à Osella, o campeão poveiro está “a gostar muito do novo desafio. Esta barchetta é um protótipo magnífico”. Mas não embandeira em arco. Hélder Silva realça que tem “a noção que esta vitória foi importante, mas faltam muitas corridas e os meus adversários tiveram problemas técnicos. Em Murça foram eles, amanhã poderei ser eu. Vai ser um campeonato emocionante!”.

Por último, não quis “perder a oportunidade de agradecer à minha equipa, aos meus patrocinadores e ao excelente público de Trás-os-Montes”. O CPM JC Group terá a sua segunda prova da época nos dias 2 e 3 de abril. Será a Rampa da Penha Paisagem Protegida, em Guimarães, organizada pelo Demoporto.

  • Visualizações: 527

Clube organizador das provas Rali do Alto Tâmega, Rampa Porca de Murça, Rampa Serra da Estrela e Rampa Serras do Porto.

Contactos

CAMI - Clube Aventura do Minho
Rua Gonçalo Zarco, 1129 - Loja 2
4450-685 Leça da Palmeira
  • Tlm + 351 914 314 507‬
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.