CIRCUITO VASCO SAMEIRO (BRAGA)

ANPAC Racing Weekend Braga

CIRCUITO DE BRAGA  23 / 25 ABRIL e 11 / 12 SETEMBRO

Situado no Norte de Portugal, numa zona “sagrada” para os adeptos dos desportos motorizados em Portugal, o Circuito Vasco Sameiro é uma obra inédita em Portugal, tendo sido construída em 1990 para quebra a monotonia exclusiva do Autódromo do Estoril, na época, o único circuito permanente existente em Portugal.

Com um traçado corrido no sentido contrário aos ponteiros do relógio, o Circuito Vasco Sameiro homenageia um piloto português muito popular no Brasil que ganhou tudo o que havia para ganhar. Conhecido, também, como Circuito de Braga, tem um perímetro de 3,020 km e tem o formato de uma pistola. Talvez por isso, uma das curvas seja conhecida como “Gatilho”!

É uma pista que está desenhada em redor de um aeródromo e que acabou por recolher fama devido ao kartódromo existente e que foi palco para o Mundial de Karting entre 2000 e 2005. Não tem homologação FIA para provas internacionais e recebe, apenas, as corridas nacionais, apesar de em 2009 ter recebido a sua primeira prova internacional, a quinta edição da Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).

Pesadelo para os pneus, o traçado bracarense é exigente em termos físicos para os pilotos e para as máquinas, com uma longa reta da meta e curvas para todos os gostos. Tem sido palco ao longo dos anos de duelos fantásticos oferecidos pela longa travagem no final da reta da meta, pelo encadeamento de curvas no miolo do traçado que desemboca numa entrada na reta da meta complicada. Um traçado que faz parte do imaginário de todos os pilotos nacionais.

Clube organizador das provas Rali do Alto Tâmega, Rampa Porca de Murça, Rampa Serra da Estrela e Rampa Serras do Porto.

Contactos

CAMI - Clube Aventura do Minho
Rua Gonçalo Zarco, 1129 - Loja 2
4450-685 Leça da Palmeira
  • Tlm + 351 914 314 507‬
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.